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GTA 5 - 16 anos de evolução

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 Review: GTA 5 é o retrato de 16 anos de evolução



Review: GTA 5 é o retrato de 16 anos de evolução





Esta semana foi marcada por um dos maiores lançamentos de games dos últimos tempos. Depois de cinco anos sem uma sequência, chegou ao mercado o aguardado Grand Theft Auto 5, também conhecido como GTA 5, um game que traz toda a pompa de uma superprodução com verbas de filmes hollywoodianos. Ao todo, foram gastos cerca de US$ 265 milhões, o que dá por volta de R$ 588 milhões. Só para ter uma comparação, filmes como “Avatar”, “Harry Potter”, “Batman”, “Piratas do Caribe”, entre outros, custaram, no máximo, US$ 250 milhões cada. O recente sucesso “Os Vingadores” saiu por módicos US$ 220 milhões.

Sim, caro leitor. Não é de hoje que produzir games não é mais um “trabalhinho de fundo de quintal”, mas GTA 5 elevou muito esse patamar. A boa notícia é que todo esse dinheiro gasto está surtindo efeito. Em apenas três dias, o game já faturou mais de US$ 1 bilhão e essa cifra tem tudo para chegar a muito mais.

Um pouco de história

Mas o que há de tão especial em GTA 5? Antes de entrar na análise do jogo, é preciso entender um pouco a história. Ainda lembro quando, em 1997, joguei GTA pela primeira vez. Isso mesmo! No fim da década de 90, a DMA Design e a Tarantula Studios lançaram no mercado um jogo 2.5 D com gráficos ruins (mesmo para a época) e visão aérea para PC (1997), Playstation (1998) e Game Boy Color (1999). Na teoria, era pra ser um fracasso. No entanto, o jogo trouxe uma receita que deu certo: a contravenção. Em três cidades fictícias (Liberty City, San Andreas e Vice City), você poderia escolher um personagem e ser colocado na pele de um criminoso que tinha como função roubar carros, atropelar algumas pessoas, matar a tiros, entre outras atividades. Tudo com o objetivo de obter grana e moral com os chefões do crime da cidade. Tudo isso, com uma liberdade incrível de interação com os ambientes e tomada de decisões. O resultado foi certeiro. Em pouco tempo, a empresa lançou expansões: Grand Theft Auto: London 1969 e Grand Theft Auto: London 1961.

De 1999 a 2000, ainda usando a visão aérea e gráficos 2.5 D, a empresa anunciou GTA 2 para PC, PlayStation, Dreamcast e Game Boy Color. Já em 2001, o estilo e o visual do jogo mudaram em GTA 3, o primeiro a ser produzido pela Rockstar North. Desta vez, os gráficos eram 3D e havia alguns vídeos que faziam o elo de ligação entre as fases no Playstation 2 e PC. E não eram apenas carros; também havia barcos e até avião.



Por volta de 2003, a Rockstar anunciou GTA: Vice City, que trouxe também uma versão para o Xbox. Novas armas, além de motos e até helicópteros foram incluídos no arsenal.

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Mas o pulo do gato veio mesmo em GTA San Andreas, considerado o maior mapa e disponibilizada para Playstation 2 e Xbox. Embora não tenha tido muitas diferenças de veículos (apenas uma bicicleta foi incluída), o grande diferencial eram as possibilidades infinitas de interação com os ambientes.

Mas nem sempre foram flores. A Rockstar derrapou feio em 2006, com Grand Theft Auto: Liberty City Stories e também com Vice City Stories.

A redenção veio somente em 2008 com o lançamento de Grand Theft Auto 4, que colocou a série em um patamar altíssimo de interação com cenários e jogadores. No ano seguinte, foram disponibilizadas as expansões The Lost and Damned e The Ballad of Gay Tony. Além de veículos diferenciados, era possível interagir ainda mais com os locais da cidade, como mansões e boates.


Cinco anos depois, GTA 5



A Rockstar fez os fãs se acostumarem com a sequência de lançamentos, em ciclos de um ou dois anos, por mais de uma década. Por isso, é natural que a demora de cinco anos para anunciar um novo título tenha gerado tanto descontentamento. É claro que a empresa não estava morta. Enquanto GTA V não saía, ela trabalhou em títulos como Max Payne 3, L.A. Noire, Red Dead Redemption e Midnight Club: Los Angeles. Mas um clássico, é sempre um clássico. Não adiantava tapear: tinha que ser o GTA V. E, finalmente, o dia chegou: 19 de setembro de 2013 (aqui no Brasil, é claro).

20130919130759 Review: GTA 5 é o retrato de 16 anos de evoluçãoGrand Theft Auto 5 não decepciona; na verdade, ele supera as expectativas. Nas versões para Playstation 3 (um disco Blu-ray) e Xbox 360 (dois DVDs), o game traz três personagens principais para você escolher: Michael, Franklin e Trevor. O primeiro é um ex-bandido que vive em uma mansão e está no programa de proteção a testemunhas juntamente com sua mulher e filhos adolescentes. Já Franklin é um gângster que trabalha como capanga que quer subir na vida como bandido, é claro. Para fechar, Trevor trabalhou como piloto militar e foi assaltante de bancos ao lado de Michael. É um personagem psicótico que não merece a mínima confiança, alguém que dificilmente controla os seus impulsos e emoções, conduzindo a sua vida por meio dos seus desejos e da droga.

O cenário escolhido é Los Santos, cidade que aparece na edição San Andreas, inspirada em Los Angeles. A ideia foi mostrar que, embora seja um local que remete à fantasia, aos artistas, celebridades e glamour, também tem seu lado com criminosos, gangues, assassinos e golpistas.

O mapa gigantesco de Los Santos conta com praias, montanhas, regiões de campo e outros ambientes que possibilitam a prática das mais diversas atividades. É possível participar de trilhas nas florestas, nadar em alto-mar ou mesmo fazer passeios de asa-delta por pura diversão. Você não precisa, obrigatoriamente, sair que nem um desesperado para cumprir suas missões. É possível relaxar em uma confortável piscina, jogar tênis ou divertir-se em passeios de jet-ski antes de começar suas atividades criminosas.


20130919130454 Review: GTA 5 é o retrato de 16 anos de evoluçãoE por falar em crimes, as possibilidades são ilimitadas e dá para entender o porquê da exigência da faixa etária de 18 anos. Você pode espancar, roubar, atirar, atropelar, matar, fugir da polícia, dirigir perigosamente e até mesmo apalpar prostitutas nas suas andanças pela cidade.

Esse leque de opções, muito em breve, será ainda maior nas missões no modo on-line. Você poderá cumprir missões individuais ou se unir a grupos de até 16 amigos nos cenários, criar de corridas em diversos ambientes usando os veículos e ainda faturar alguns itens exclusivos.

Em relação ao jogo tradicional, algumas novidades podem deixar as missões mais complexas e interessantes. Para atingir os objetivos, o jogador deverá planejar as ações, contratando capangas, agindo de forma furtiva ou simplesmente detonando tudo. E não faltam recursos para isso. Além de armas diversas (de bastão de baseball a metralhadora), você terá à disposição até mesmo um cão da raça Rottweiler. Isso mesmo! Esse “mimo de bichinho”, chamado Chop, poderá ajudar Franklin a recuperar carros de luxo da forma mais violenta. Aliás, é você quem comanda os ataques.

Como é o jogo

Os gráficos de GTA 5 realmente são muito bons, mas sempre lembrando que a Rockstar não tem a pretensão de que sejam o retrato de personagens realísticos, como Tomb Raider, Black Ops ou coisa do gênero. A intenção é que seja um “quadrinho”, mas com boa qualidade gráfica. Os detalhes dos carros, a interação com os ambientes e até mesmo os mergulhos no mar mostram que a produtora não está para brincadeira. Durante nosso gameplay, em alguns momentos surgiram imagens serrilhadas, mas nada que comprometa a obra como um todo.



O som é um fator preponderante no jogo. O foco, no entanto, não são os efeitos de explosão, barulho de tiro ou coisa do gênero (embora sejam muito bons). Neste caso, os diálogos fazem a diferença. O ideal, é claro, que a Rockstar tivesse colocado no mercado brasileiro a versão totalmente dublada, mas não foi desta vez. No entanto, o conteúdo legendado em português já quebra um galho para os que não têm muito intimidade com o idioma do Tio Sam. A localização do conteúdo para o idioma nacional foi feita de forma a realmente capturar a cultural local, ao ponto de chamar policiais de “gambé” e até mesmo exibir a mensagem “Perdeu, playboy” quando o jogador é capturado pelas autoridades.
A jogabilidade de GTA 5 é o que realmente faz a diferença. O pessoal da Rockstar conseguiu a proeza de equilibrar bem os comandos dos personagens quando estão em algumas situações. Sempre é bom lembrar que um mesmo indivíduo assume diversas funções quando está a pé, correndo, armado, dirigindo um carro, uma moto, um jet-ski e até mesmo um avião. Mesmo sem muita experiência, é relativamente fácil assumir essas tarefas.

Vale a pena?



Sem dúvida alguma, os R$ 200 no jogo valem cada centavo. Não estamos falando de um título que vai se esgotar em algumas horas. Explorar a cidade, aproveitar tudo que ela tem a oferecer e, é claro, cometer os mais diversos crimes, vai exigir muito, mas muito tempo mesmo. Não cabem aqui comparações com outros jogos, nem mesmo defini-lo como um “jogo do ano”, uma vez que há o forte “The Last of Us” como concorrente. O mais legal de tudo é que nenhuma análise ou “detonado” conseguirá realmente relatar toda a experiência que GTA 5 pode lhe dar. A única maneira de descobrir é jogar.





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