Header Ads

A História dos videogames


História do Videogame

Videogame


O primeiro videogame, se é que podemos chamá-lo assim, foi desenvolvido em 1962 por Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz, colegas do Instituto Ingham de Massachusetts, EUA. Baseados em protótipos de vários equipamentos, decidiram criar algo útil para suas horas vagas. Nasce assim o primeiro jogo eletrônico: o Spacewar.

Após um período de dez anos, o primeiro videogame passou a ser vendido nos Estados Unidos. Era o Odissey, elaborado pela empresa Magnavox, em 1972. O mesmo foi comercializado no Brasil no final da década de 70. Tendo sido fabricado pela Philco e Ford, o console ficou conhecido como Telejogo. Essa foi a época “negra” do videogame, na qual os jogadores tinham que ter bastante imaginação, pois quadrados na tela significavam pessoas, naves, etc.

Um pouco depois do lançamento do Odissey, surge o fenômeno que todos normalmente associam com a história do videogame: o Atari. Projetado por Nolan Bushnell e lançado em 1978 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil, o console Atari 2600 é considerado um símbolo cultural dos anos 80 e um fenômeno de vendas. Após a quebra da Atari no início dos anos 80, a Nintendo começou a erguer seu império. Seu primeiro sucesso de vendas foi o console Famicom, de 8 bits, que foi rebatizado de NES (Nintendo Entertainment System). Sob o NES, foram feitos jogos famosíssimos, como Mario e Donkey Kong, por exemplo.

Enquanto a Nintendo crescia e se consolidava como a maior no mundo dos consoles, a SEGA, outra empresa japonesa, também se desenvolvia. Para concorrer com o NES, a empresa lançou o Master System.

Sabendo que não iria ultrapassar a Nintendo na guerra dos 8 bits, a SEGA desenvolveu um novo console de 16 bits: o Mega Drive. A líder, Nintendo, obviamente entrou na disputa e lançou um dos maiores sucessos de toda a história do videogame: o Super NES. Este é um dos clássicos episódios da história do videogame. Enquanto o console da SEGA tinha mais jogos, o da Nintendo era mais avançado e possuía melhores gráficos. Afinal, quem nunca ouviu falar da disputa entre Mario e Sonic; Nintendo e Sega, respectivamente?

Após esta longa disputa, entrou uma nova e forte concorrente no mundo dos games: a Sony, abrindo caminho para o surgimento de uma nova geração de consoles. Neste momento, a SEGA lançou sem muito sucesso seu 32 bits, Saturn. A Nintendo surpreendeu todo o mundo anunciando o N64, com gráficos de 64 bits; Outro importantíssimo fato foi o lançamento do Playstation, da Sony, que por possuir uma grande biblioteca de jogos, se tornou líder de vendas, com 100 milhões de consoles.

Por ser recente, a penúltima geração dos videogames é conhecida até mesmo pelas crianças. O fantástico Playstation 2, da Sony, lançado no ano de 2000, o qual continuou a história de sucesso do PlayStation, passando a ter mídias em formato de Dvd. O GameCube, da Nintendo, o sucessor natural do N64 em 2001, e a novidade Xbox, da gigante dos softwares Microsoft.

A mais recente geração de consoles se resume nos três lançamentos das mesmas fabricantes da geração passada. A disputa entre o Playstation 3, da Sony, o Wii, da Nintendo e o Xbox 360, da Microsoft, parece que vai durar um bom tempo. Se a Sony preferiu esperar para lançar seu PS3 com gráficos futuristas, a Nintendo conta com seu gigantesco acervo de games antigos, além de uma forma inovadora de se jogar. A Microsoft também possui uma enorme experiência no mundo dos softwares, o que pode lhe dar significativas vantagens nessa disputa.

Os videogames possuem tanto sucesso na atualidade, que de 1999 a 2004, a indústria dos games faturou 21 bilhões de dólares, mais que duas vezes o faturamento de todos os filmes de Hollywood no mesmo período.

Nenhum comentário